Como utilizar as bases de dados para fidelizar clientes

4

Num contexto de crise e de alta concorrência entre as empresas, o crescimento de um negócio passa em muito pela fidelização dos clientes. É indispensável as empresas apostarem muito numa comunicação direta e, sempre que possível, personalizada com os seus clientes.

Utilizar as bases de dados é uma forma de aumentar o sucesso da fidelização de clientes e de aumentar a qualidade da comunicação entre a empresa e os potenciais consumidores.

Gestão da relação cliente com uma base de dados

Utilizar uma base de dados permite fazer uma gestão mais eficaz da relação cliente. Aplicar a noção de CRM (Customer Relationship Management) é essencial para ter uma comunicação interna e externa eficaz.

Sem uma base de dados, torna-se muito difícil para uma empresa comunicar de forma rápida, precisa e segmentada com um cliente.

Um dos segredos da satisfação de um cliente atual – que leva à fidelização do mesmo – é uma relação personalizada e comunicação pessoal. Ao ter uma base de dados, poderá comunicar com o seu cliente em datas precisas como aniversários! Quem não gosta de receber uma oferta ou um cupão promocional no seu dia de anos?

Relações “one-to-one”: tal como você não é um robot, o seu cliente também é uma pessoa

Uma base de dados é um instrumento essencial para criar comunicações e campanhas segmentadas. Trate o seu cliente “por tu” e envie-lhe:

  • promoções personalizadas: se o seu cliente compra muitas vezes um tipo de produto, porque não criar uma promoção relacionada especialmente com as compras já realizadas?

  • conteúdos segmentados: crie conteúdos especiais para mulheres, para homens, para jovens, para adultos ou para pais…o seu cliente vai sentir que está atento à vida dele e vai recordar o nome da sua empresa em todas as pesquisas e compras!

Que cuidados deve ter quando comprar uma base de dados

4

A aquisição de uma base de dados é um passo importante para aumentar o sucesso da sua empresa. Comprar uma base de dados é sinónimo de adquirir dados importantíssimos para poder contactar, fidelizar e iniciar diversas campanhas de marketing direto e bem segmentadas.

No entanto, uma questão essencial durante o processo de compra de uma base de dados é os cuidados: que cuidados e aspetos deve ter em atenção quando vai realizar a sua compra?

Diferenças de preços: atenção à qualidade

O mercado de venda e compra de base de dados online apresenta por vezes diferenças importantes de preços. Tenha em atenção quando for confrontado com preços demasiado baixos e irrisórios…essas bases de dados podem esconder más surpresas!

Ao comprar a sua base de dados, tenha em atenção de que estas foram recentemente atualizadas e que estão registadas na Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Esse registo garante bases de dados fidedignas e de qualidade.

Comprar uma base de dados ideal para o seu negócio

A aquisição de uma má base de dados, mal organizada, pouco atualizada e de fraca qualidade pode não só tornar o seu investimento nulo como pode prejudicar a imagem e reputação do seu negócio.

Tenha em atenção durante o seu processo de compra, de contactar o serviço de venda para qualquer dúvida e compre base de dados que sejam fáceis de utilizar, em formatos universais (como .xls/formato excel) e que tenha todos os dados necessários a uma boa utilização a saber:

  • Nome da Empresa ou do Cliente

  • Morada/localização geográfica

  • Contacto direto (telefone, fax e/ou e-mail)

  • Área de Atividade

As bases de dados que adquirir devem ser de qualidade: só assim poderá rentabilizar o investimento feito e aproveitar ao máximo das potencialidades de negócio que a base de dados lhe oferece!

Categorias de Interesse

Demonstração (Demo)

download2